SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número165La participación de estudiantes universitarios en el trabajo productivo y reproductivoLa sociología como profesión en Argentina desde mediados del Siglo XX índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

DIEZ, María Agustina. A sociologia como profissão: desencontros entre a formação acadêmica e a inserção laboral. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.165, pp.912-937. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053144355.

Vários autores destacaram a tensão existente entre a formação universitária de certas disciplinas e a inserção profissional no mercado de trabalho em geral, sobretudo no caso da sociologia. O presente trabalho tem o objetivo principal de analisar a forma em que os sociólogos formados na Universidad Nacional de Cuyo - UNCuyo - foram construindo suas carreiras profissionais, bem como a relação entre o tipo de formação recebida, suas percepções, práticas trabalhistas e as alternativas existentes de inserção laboral que devem enfrentar atualmente. Trata-se de um estudo exploratório caracterizado por uma abordagem qualitativa. O trabalho foi realizado por meio de entrevistas biográficas com sociólogos pertencentes a diversas coortes.

Palabras clave : Ensino Superior; Formação Profissional; Emprego; Mercado de Trabalho.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )