SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número171TRABAJO COLABORATIVO EN EL 1º CICLO: SOPORTE PERCIBIDO Y REGULACIÓN COMPARTIDAUNA PROPUESTA DE DIÁLOGO ENTRE LA PSICOLOGÍA DEL DESARROLLO Y LA CARTOGRAFÍA CRÍTICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

CASTRO, Sirlene Rodrigues Ferreira  y  LOPES, Carlos. O PLÁGIO NOS LIVROS DIDÁTICOS E NA VISÃO DE AUTORES. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.171, pp.224-242.  Epub 13-Mayo-2019. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053145447.

O artigo aborda o tema do plágio em livros didáticos, quando referido às pesquisas na internet e ao posicionamento dos autores. Por meio da análise de conteúdo, segundo as diretrizes de Bardin (2011), em 16 livros das coleções de Português, Ciências, Geografia e Matemática do ensino fundamental, e em entrevistas semiestruturadas com cinco autores brasileiros, concluiu-se: a inexistência de orientações sobre o plágio nesses livros analisados; a não integração da temática plágio nas diretrizes do Programa Nacional do Livro Didático; e a responsabilização da mediação dessas orientações exclusivamente a cargo dos professores.

Palabras clave : LIVRO DIDÁTICO; AUTORES; PLÁGIO; PROFESSORES.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )