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Cadernos de Pesquisa
versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314
Resumen
PARENTE, Cláudia da Mota Darós. Análise comparada da jornada escolar em países da União Européia. Cad. Pesqui. [online]. 2020, vol.50, n.175, pp.78-94. Epub 29-Abr-2020. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053146760.
O presente artigo tem como objetivo analisar as jornadas escolares de países da União Europeia, sistematizando semelhanças e diferenças entre os sistemas educativos. A análise comparada envolveu quinze países-membros e focalizou as fases descritiva e comparativa do método comparativo clássico. As jornadas escolares são construções sócio-históricas e culturais, o que resulta em políticas ora convergentes, ora divergentes na região. De forma geral, a jornada escolar compulsória dos países europeus é de 5 a 6 horas diárias. No entanto existem muitas especificidades, entre as quais o investimento em políticas que integram atividades curriculares, extracurriculares e tempos socioeducativos supervisionados. Por meio da análise comparada foi possível identificar perspectivas e alternativas à configuração da jornada escolar para melhor responder às demandas e necessidades dos sujeitos da educação.
Palabras clave : JORNADA ESCOLAR; SISTEMA EDUCATIVO; UNIÃO EUROPEIA; POLÍTICA EDUCACIONAL.