SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51LA RECEPCIÓN DE PIERRE BOURDIEU EN LA SOCIOLOGÍA DE LA EDUCACIÓN BRASILEÑAFLUIDEZ LECTORA: EVOLUCIÓN DEL CONSTRUCTO Y RELACIONES CON LA COMPRENSIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

DALBOSCO, Claudio Almir. AUTORIDADE DA CIÊNCIA E CRÍTICA À TRADIÇÃO: A EDUCAÇÃO PÚBLICA EM JOHN DEWEY. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07834.  Epub 13-Oct-2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147834.

O ensaio investiga o papel atribuído por John Dewey à ciência e à educação pública democrática na obra Sozialphilosophie. Vorlesungen in China 1919/20 [Filosofia social, Preleções na China 2019/2020] . Concentra-se na interpretação da 15ª preleção, visando a compreender o modo como o referido autor associa ciência e educação, atribuindo-lhes força crítica transformadora a favor de estilos democráticos de vida associada e, consequentemente, contrapondo-as ao conservadorismo autoritário legitimado pelo sistema tradicional de crenças. Estruturado em três partes, trata, na primeira, do limite inerente à tradição; na segunda, reconstrói o núcleo tripartite da autoridade da ciência; por fim, na terceira parte indica alguns limites do pensamento de Dewey e, simultaneamente, sua possível atualidade.

Palabras clave : CIÊNCIA; CRENÇA; EDUCAÇÃO PÚBLICA; DEMOCRACIA.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )