SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51FLUIDEZ LECTORA: EVOLUCIÓN DEL CONSTRUCTO Y RELACIONES CON LA COMPRENSIÓNNÚCLEOS DE SIGNIFICACIÓN: ANÁLISIS DIALÉCTICO DE LAS SIGNIFICACIONES QUE SE PRODUCEN EN GRUPO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

COLLADO-RUANO, Javier; SEGOVIA-SARMIENTO, Joselin  y  SILVA-AMINO, Delsa. EDUCAÇÃO, POBREZA E GÊNERO: ANÁLISE INTERCULTURAL E DECOLONIAL NA REGIÃO ANDINA. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07248.  Epub 27-Ago-2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147248.

O intuito do artigo é contribuir com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) 1, 4 e 5 na Região Andina, a partir de uma posição crítica, intercultural e decolonial. A metodologia sistematiza, analisa e interpreta os dados obtidos no estudo comparativo nos sete países andinos, utilizando diferentes índices de pobreza, educação e gênero entre 2007 e 2017. Dessa forma, o artigo permite conhecer a evolução política, econômica, educacional e social da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. Também é desenvolvida uma abordagem intersetorial para reconhecer as condições de desigualdade estrutural sofridas pelos povos indígenas e afrodescendentes dessas sociedades andinas. Para concluir, são formuladas propostas para (re)pensar e (re)construir as estratégias, planos e políticas públicas da região.

Palabras clave : EDUCAÇÃO; GÊNERO; INTERCULTURALIDADE; POBREZA.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Español | Inglés     · Español ( pdf ) | Inglés ( pdf )