SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51INTERVENCIÓN EN VIOLENCIA DE GÉNERO Y ALUMNADO UNIVERSITARIO: DIAGNOSIS EN ACCIÓNEVOLUCIÓN RECIENTE DE LA PRESENCIA Y PERFIL DE LAS MINORÍAS EN LA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

COSTA, João Pedro Moreira; RIBEIRO, Ana Cláudia; ARAUJO, Klaique Andreia  y  MIRANDA, Adílio Renê Almeida. ENSINO DE RELAÇÕES RACIAIS NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DA ÁREA PÚBLICA NO BRASIL. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e08454.  Epub 13-Oct-2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053148454.

O racismo está enraizado na sociedade brasileira, sendo relevante discutir e promover ações antirracistas e de valorização da população negra. O ensino da temática “relações raciais” é importante instrumento para estimular essas ações, principalmente no âmbito dos programas de pós-graduação (PPGs) stricto sensu da área pública no Brasil. Assim, mediante pesquisa estatística-descritiva e análise documental, tais programas foram estudados e concluiu-se que a maioria dos que abordam a temática racial direta e/ou indiretamente em suas disciplinas está ligada às políticas públicas, enquanto o debate é secundarizado na maioria dos PPGs de Administração e Gestão Pública. Ademais, há uma tendência da não obrigatoriedade curricular de disciplinas que fazem referência direta à discussão racial.

Palabras clave : RELAÇÕES RACIAIS; PÓS-GRADUAÇÃO; ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )