Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Cadernos de Pesquisa
versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314
Resumen
ALVIAREZ, Indira Carolina Granda y PAVA, Julián Andrés Loaiza de la. CRIANÇAS MIGRANTES E SEU ACOLHIMENTO NA ESCOLA: PESQUISAS LATINO-AMERICANAS. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07987. Epub 13-Oct-2021. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053147987.
As formas atuais de entender os fenômenos de acolhimento de crianças migrantes nas escolas públicas da América Latina são analisadas a partir de uma revisão da literatura acadêmica gerada sobre o assunto na região. Metodologicamente, um corpus composto por 60 obras publicadas entre 2014 e 2020 foi submetido a uma análise hermenêutica, a partir da qual foram caracterizados os sujeitos da infância migrante e seus territórios escolares, esboçando-se os cruzamentos e as fronteiras entre categorias compreensivas que explicam como as crianças migrantes e refugiadas são recebidas nos espaços escolares e nos sistemas educacionais regionais. Como conclusão, o consenso sobre os temas de inclusão e interculturalidade é problematizado.
Palabras clave : INFÂNCIA; MIGRAÇÃO; EDUCAÇÃO; AMÉRICA LATINA.