Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Cadernos de Pesquisa
versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314
Resumen
FRAILE, Bienvenido Martín; PARRA-NIETO, Gabriel y RUBIO-MUNOZ, Francisco-Javier. PASSADO, PRESENTE E FUTURO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ESPANHA. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e08591. Epub 19-Nov-2021. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053148591.
A pesquisa tem como objetivo mostrar as chaves que têm guiado o desempenho do docente no passado, as que se manifestam no presente por meio da experiência do professor e as propostas que devem orientar o futuro da profissão. Para isso, tem se realizado uma dupla análise qualitativa e quantitativa em uma amostra de 658 docentes entrevistados, cujo exercício profissional aconteceu em várias regiões do noroeste da Espanha. A análise de frequências, mediante as tabelas de contingência, oferece dados sobre competências profissionais e formação do docente. Os resultados indicam diferenças em torno do gênero e da idade que se explanam pelo contexto histórico e educacional prévio e posterior ao franquismo, assim como pelas mudanças introduzidas ao longo da democracia.
Palabras clave : FORMAÇÃO DE PROFESSORES; COMPETÊNCIAS; FORMAÇÃO INICIAL; FORMAÇÃO CONTINUADA.