SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51¿POR QUÉ PERMANECEN LOS DOCENTES PRINCIPIANTES EN LAS ESCUELAS CHILENAS?DESAFÍOS DIDÁCTICOS DEL SABER PEDAGÓGICO DEL DOCENTE UNIVERSITARIO NOVEL CHILENO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

FRAILE, Bienvenido Martín; PARRA-NIETO, Gabriel  y  RUBIO-MUNOZ, Francisco-Javier. PASSADO, PRESENTE E FUTURO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ESPANHA. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e08591.  Epub 19-Nov-2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053148591.

A pesquisa tem como objetivo mostrar as chaves que têm guiado o desempenho do docente no passado, as que se manifestam no presente por meio da experiência do professor e as propostas que devem orientar o futuro da profissão. Para isso, tem se realizado uma dupla análise qualitativa e quantitativa em uma amostra de 658 docentes entrevistados, cujo exercício profissional aconteceu em várias regiões do noroeste da Espanha. A análise de frequências, mediante as tabelas de contingência, oferece dados sobre competências profissionais e formação do docente. Os resultados indicam diferenças em torno do gênero e da idade que se explanam pelo contexto histórico e educacional prévio e posterior ao franquismo, assim como pelas mudanças introduzidas ao longo da democracia.

Palabras clave : FORMAÇÃO DE PROFESSORES; COMPETÊNCIAS; FORMAÇÃO INICIAL; FORMAÇÃO CONTINUADA.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )