SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51PASADO, PRESENTE Y FUTURO DE LA FORMACIÓN DE MAESTROS EN ESPAÑA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

VILLALOBOS-CLAVERIA, Alejandro Antonio  y  MELO-HERMOSILLA, Yenia Marcela. DESAFIOS DIDÁTICOS DO SABER PEDAGÓGICO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO CHILENO PRINCIPIANTE. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07820.  Epub 19-Nov-2021. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053147820.

Este estudo nos oferece uma análise da transferência didática do professor universitário principiante e pretende caracterizar o caminho da sua transformação em docente. A matriz metodológica da pesquisa foi um estudo de caso em três universidades regionais chilenas. Os dados provêm da aplicação de uma entrevista em profundidade e da análise do curriculum vitae do grupo consultado. Os resultados revelam elementos próprios da transposição didática na construção de saberes, na qual convergem fatores subjetivos, disciplinares, institucionais e experiências práticas do professor principiante. Inicialmente se produzem padrões de formação, que são questionados perante situações complexas. Interessa destacar que esse conhecimento é construído como um diálogo de saberes: ciência e pedagogia.

Palabras clave : ENSINO SUPERIOR; DIDÁTICA; UNIVERSIDADES; PROFESSOR.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Español | Inglés     · Español ( pdf ) | Inglés ( pdf )