Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Cadernos de Pesquisa
versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314
Resumen
VILLALOBOS-CLAVERIA, Alejandro Antonio y MELO-HERMOSILLA, Yenia Marcela. DESAFIOS DIDÁTICOS DO SABER PEDAGÓGICO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO CHILENO PRINCIPIANTE. Cad. Pesqui. [online]. 2021, vol.51, e07820. Epub 19-Nov-2021. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053147820.
Este estudo nos oferece uma análise da transferência didática do professor universitário principiante e pretende caracterizar o caminho da sua transformação em docente. A matriz metodológica da pesquisa foi um estudo de caso em três universidades regionais chilenas. Os dados provêm da aplicação de uma entrevista em profundidade e da análise do curriculum vitae do grupo consultado. Os resultados revelam elementos próprios da transposição didática na construção de saberes, na qual convergem fatores subjetivos, disciplinares, institucionais e experiências práticas do professor principiante. Inicialmente se produzem padrões de formação, que são questionados perante situações complexas. Interessa destacar que esse conhecimento é construído como um diálogo de saberes: ciência e pedagogia.
Palabras clave : ENSINO SUPERIOR; DIDÁTICA; UNIVERSIDADES; PROFESSOR.
![](/img/en/iconPDFDocument.gif)
![](/img/en/iconPDFDocument.gif)