Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Cadernos de Pesquisa
versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314
Resumen
REZNIK, Gabriela y MASSARANI, Luisa. MAPEAMENTO E IMPORTÂNCIA DE PROJETOS PARA EQUIDADE DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO EM STEM. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e09179. Epub 30-Jun-2022. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053149179.
Neste artigo, mapeamos os projetos contemplados nas chamadas do Conselho Nacional de Desen- volvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para o programa Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação, de 2013 e de 2018, e buscamos compreender, por entrevistas a cinco coordenadoras, suas percepções sobre a importância dos projetos. Identificamos a capilaridade no país e o aumento da liderança feminina nos projetos contemplados em 2018. Apontamos a dimensão social, formativa e pessoal na narrativa das coordenadoras sobre a importância dos projetos na atuação em áreas de vulnerabilidade social, na formação de futuros docentes e na relação universidade-escola, e a incorporação de uma perspectiva feminista interseccional nas políticas de equidade de gênero na educação em ciências.
Palabras clave : RELAÇÕES DE GÊNERO; EQUIDADE; EDUCAÇÃO STEM; DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA.