Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Cadernos de Pesquisa
versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314
Resumen
CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de y FREITAS, Mayanne Júlia Tomaz. ALUNAS EGRESSAS DE ENGENHARIA MECÂNICA: UMA ABORDAGEM EXPLORATÓRIA. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e09076. Epub 03-Jun-2022. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053149076.
Com base em dados quantitativos, entrevistas e referências dos estudos de gênero, ciência e tecnologia, e da sociologia da educação e do trabalho, o texto aborda a raridade de mulheres como alunas e professoras no curso de Engenharia Mecânica em uma instituição de educação superior nordestina. Seis alunas que ingressaram no curso em 2012 são acompanhadas até o presente. A aná- lise sobre suas trajetórias, obstáculos enfrentados e perspectivas pessoais e profissionais ilustra como o filtro de gênero atua na área de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, e indica os desafios da inclusão da perspectiva de gênero para o alcance da paridade de sexo na educação superior e no mercado de trabalho.
Palabras clave : RELAÇÕES DE GÊNERO; ENSINO SUPERIOR; ALUNA EGRESSA.