Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Cadernos de Pesquisa
versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314
Resumen
RECIO, Rosa Vázquez; CALVO-GARCIA, Guadalupe y LOPEZ-GIL, Mónica. O ABANDONO ESCOLAR A PARTIR DA INTERSECCIONALIDADE: O GÊNERO MARCA DIFERENÇAS. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e08553. Epub 30-Mar-2022. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053148553.
O trabalho aborda o abandono educativo, tema de interesse em nível nacional e internacional. Esse constructo responde a formas de entender a excelência no âmbito das hierarquias (sociais, educacionais ou culturais). Interessa-nos sua análise com base em um olhar interseccional, na qual sem dúvida o gênero desempenha um papel chave. A análise é realizada a partir da pesquisa qualitativa, escutando as vozes de 18 garotas de 12 a 16 anos, nascidas em Cádiz (Espanha), que abandonaram o sistema educativo; o acesso a elas foi realizado através de entrevistas semiestru- turadas. Foi aplicado o Nvivo11 no tratamento dos dados. As jovens participantes mostram que o gênero é determinante: a responsabilidade pelo cuidado ou os papéis estereotipados, entre outros elementos, são motivos para o abandono.
Palabras clave : ABANDONO ESCOLAR; RELAÇÕES DE GÊNERO; INTERSECCIONALIDADE; PESQUISA QUALITATIVA.