Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Cadernos de Pesquisa
versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314
Resumen
MOURA, Camila Batista Gama; SOARES, David Gonçalves y SOARES, Antonio Jorge Gonçalves. EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA EM DEBATE. Cad. Pesqui. [online]. 2022, vol.52, e09773. Epub 27-Mar-2023. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053149773.
Este artigo tem como objetivo mapear e analisar a produção acadêmica sobre educação escolar quilombola, no período de 2009 a 2019. A metodologia utilizada foi a revisão sistemática, acionando a centralidade do debate em três questões: educação diferenciada, identidade e desafios para implementação da educação escolar quilombola. Concluímos que a produção analisada ainda apresenta uma primeira onda de reivindicação da educação escolar quilombola como modalidade de educação. Torna-se necessária a iniciação de uma segunda onda que busque investigar e avaliar as experiências quilombolas escolares em diferentes contextos e regiões na tentativa de subsidiar a resolução de problemas concretos sobre os aspectos pedagógicos e de financiamento da educação escolar quilombola.
Palabras clave : EDUCAÇÃO DIFERENCIADA; EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA; EDUCAÇÃO QUILOMBOLA; PEDAGOGIA DIFERENCIADA.