Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Cadernos de Pesquisa
versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314
Resumen
BORGES, Clayton Cesar de Oliveira y NEIRA, Marcos Garcia. TECNOLOGIAS PEDAGÓGICAS DE GOVERNO DO EU NUM CURRÍCULO CULTURALMENTE ORIENTADO. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e10364. Epub 02-Nov-2023. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/1980531410364.
O presente artigo devota-se a examinar as tecnologias pedagógicas de governo do eu levadas a cabo por um currículo culturalmente orientado. Para tanto, a análise situa-se no campo teórico- -metodológico de estudos do discurso, sob a perspectiva foucaultiana, e sua relação na produção de subjetividades. A análise do material empírico, que compreendeu 138 relatos de experiências pedagógicas vinculados ao currículo cultural da educação física, propiciou inferir a ocorrência de tecnologias pedagógicas de governo do eu, que incitam à participação e à reflexão dos sujeitos da educação, de modo que, por intermédio de um enlace entre códigos de comportamento e uma moral direcionada, em alguma dimensão, à ética, engendram subjetividades democráticas e multiculturais.
Palabras clave : TECNOLOGIAS DO EU; SUBJETIVIDADE; PEDAGOGIA CULTURAL.