Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Cadernos de Pesquisa
versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314
Resumen
SANTOS, Weider Alberto Costa; MERCADO, Luis Paulo Leopoldo y OLIVEIRA, Carloney Alves de. ECOSSISTEMA DE APRENDIZAGEM ON-LINE: CONSTRUÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e10172. Epub 10-Nov-2023. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/1980531410172.
A cultura digital impacta a relação dicotômica entre ambientes físicos e on-line. O cenário sociotécnico da educação ainda está descompassado em relação às competências digitais e é socialmente segregário. Nesse sentido, desde a revisão sistemática da literatura, identificamos estudos que apontam os ecossistemas de aprendizagem on-line como possíveis estruturas metodológicas congruentes às demandas dessa convergência. A revisão incluiu 206 produções, das quais 14 foram elegíveis a partir do método Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses. Os resultados revelaram que tais ecossistemas impactam e alteram as relações convencionais entre professor e estudante, organização de sala de aula e compreensão dos processos mediados por tecnologias.
Palabras clave : APRENDIZAGEM; EDUCAÇÃO HÍBRIDA; REVISÃO DE LITERATURA.