Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Cadernos de Pesquisa
versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314
Resumen
GOUVEIA, Ray-lla Walleska Santos Ferreira; FRANCO, Maria Joselma do Nascimento; ROCHA, Simone Albuquerque da y DOMINGUES, Isa Mara Colombo Scarlati. CASOS DE ENSINO COMO POSSIBILIDADES DE MEDIAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES INICIANTES. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e10334. Epub 27-Dic-2023. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/1980531410334.
Este artigo resulta de pesquisa sobre casos de ensino como mediação na formação de professores. O estudo deu-se com quatro professores iniciantes em seu primeiro ano de atuação nos anos iniciais do ensino fundamental, em um município do interior de Pernambuco. Investigou-se a possibilidade do uso de casos de ensino como estratégias formativas de mediação para o desenvolvimento profissional de professores iniciantes. Os dados foram coletados por casos de ensino e grupos de discussão, em uma rede coletiva de reflexões sobre os desafios e necessidades formativas. Os resultados apontaram que os casos de ensino contribuíram sobremaneira como mediação para os professores perceberem como constroem seus conhecimentos, em que as reflexões coletivas constituíram estratégia de formação.
Palabras clave : INICIAÇÃO DE PROFESSORES; PRÁTICA DOCENTE; DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL.