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Cadernos de Pesquisa
versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314
Resumen
SANTOS, Maria Helena; MARQUES, António Manuel y DELGADO, Catarina. GÊNERO E ENSINO SECUNDÁRIO: EXPERIÊNCIAS E ESTRATÉGIAS DOS PROFESSORES. Cad. Pesqui. [online]. 2023, vol.53, e10118. Epub 13-Sep-2023. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/1980531410118.
Este estudo analisou os possíveis efeitos negativos associados aos homens docentes do ensino secundário português, bem como as suas estratégias para se integrarem em uma profissão em que as mulheres são maioritárias. Foram realizadas 16 entrevistas individuais semiestruturadas com 8 professores e 8 professoras, e os seus conteúdos foram submetidos a uma análise temática. A análise evidencia que os homens, nesse contexto, experienciam consequências distintas daquelas que as mulheres em situações similares vivenciam, assinalando-se, ainda, vantagens pela pertença à minoria. As experiências dos homens e as perceções das mulheres sugerem a existência de pressão para que os homens evidenciem, enquanto professores, os traços da masculinidade hegemônica.
Palabras clave : ENSINO SECUNDÁRIO; TOKENISM; RELAÇÕES DE GÊNERO; MASCULINIDADE.