SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número01Por uma crítica à nova filosofia da educação musicalDe que realidades 'falam' os anúncios de prevenção ao HIV/AIDS? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

BRAUNER, Maira Fabiana. Enunciação e representação: da construção mítica à possibilidade enunciativa. Educ. Real. [online]. 2005, vol.30, n.01, pp.125-140. ISSN 0100-3143.

Este artigo trata de analisar os modos de representação do sujeito no campo da educação, a partir das marcas de enunciação assinaladas na produção gráfica das crianças, entendendo esses processos como formas possíveis de subjetivação. As questões suscitadas nesta discussão, partem num primeiro momento, da recorrência a historiadores gregos, tal como nos coloca Hartog especificamente a respeito de Heródoto e Tucídides, em seu livro intitulado O espelho de Heródoto, para os quais o olho e o ouvido caracterizam-se como os elementos chaves dos processos de representação e enunciação; num segundo momento, busco relacionar esses elementos ao trabalho da criança em processo de alfabetização, relativo à fabricação e à construção mítica do si mesmo para poder conquistar uma possibilidade de enunciação, tomando a produção gráfica da criança como instrumento e forma de representação.

Palabras clave : Enunciação; Representação; Educação; Olho; Ouvido; Fazer-Ver; Fazer-Crer.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )