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Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143
Resumen
OLIVEIRA, Ana Claudia Mei Alves de. Visualidade, entre significação sensível e inteligível. Educ. Real. [online]. 2005, vol.30, n.02, pp.107-122. ISSN 0100-3143.
O principal objetivo deste artigo é mostrar a relevância de compreender a estrutura da comunicação do texto visual. As diferentes posições dos sujeitos da enunciação (o enunciador e o enunciatário) constituem a principal chave para analisar como o texto visual faz ver o que ele mostra. Os arranjos das relações interativas entre o enunciador e o enunciatário assumem formas de contrato entre essas duas figuras do discurso. Como resultado dessas formas, o sentido é experienciado, assim como é racionalizado. Intercomunicantes e guardando entre si relações de complementaridade, esses modos de construção do sentido nos levaram ao estabelecimento de correlações entre regimes de interação e regimes de sentido. A abordagem semiótica dessas correlações oferece um modelo teórico e metodológico para descrever e interpretar os textos visuais.
Palabras clave : Semiótica; Texto Visual; Significação; Enunciação; Interação.