SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número02Redução da idade de imputabilidade penal: mitos e justificativasJuventude e educação: interações entre a educação escolar e a educação não-formal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

FALEIROS, Vicente de Paula. Juventude: trabalho, escola e desigualdade. Educ. Real. [online]. 2008, vol.33, n.02, pp.63-82. ISSN 0100-3143.

No sistema capitalista globalizado a contradição entre a redução de postos de trabalho e maior exigência de qualificação de mão de obra se expressa, de forma significativa, na situação particular da juventude brasileira no início do século XXI. Acentua-se a exigência por escolaridade para inserção de jovens no mercado de trabalho, enquanto que a escola não tem dado respostas a esta demanda. Por outro lado, a demanda por sobrevivência leva os jovens mais pobres a buscarem emprego para enfrentar as desigualdades sociais, provocando se um círculo vicioso entre a maior demanda por escolaridade e a necessidade de se ter um trabalho mais cedo. O resultado dessa pesquisa mostra que se torna praticamente inconciliável, para grande parte dos jovens, a relação entre trabalho e escola. Analisamos as mais recentes estatísticas do IBGE e do Dieese.

Palabras clave : Juventude; Trabalho; Escola; Desigualdade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )