SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número02Governamentalidade como ferramenta conceitual na pesquisa de políticas educacionaisSociedade da aprendizagem, cosmopolitismo, saúde pública e prevenção à criminalidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

AQUINO, Julio Groppa  y  RIBEIRO, Cintya Regina. Processos de governamentalização e a atualidade educacional: a liberdade como eixo problematizador. Educ. Real. [online]. 2009, vol.34, n.02, pp.57-71. ISSN 0100-3143.

O presente artigo propõe uma atenção analítica, no domínio da pesquisa educacional, aos processos de governamentalização em curso na atualidade escolar, apontando para as relações simultâneas e indissociáveis entre poder e liberdade, na acepção foucaultiana. Por meio de quatro pesquisas levadas a cabo junto à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, analisa-se a articulação entre as tecnologias de si e determinados acontecimentos escolares cotidianos. O foco teórico-metodológico volta-se, portanto, à problematização das estratégias de governo da alma tanto discente quanto docente, as quais atuariam, sobretudo, por meio da convocação psicologizante ao exercício de uma liberdade intimizada e autorregulatória por parte dos sujeitos escolares.

Palabras clave : Processos de Governamentalização Escolares; Governo da Alma; Liberdade; Poder.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )