SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número02Memórias escolares: sem ressentimentosSobre a relação entre saberes e práticas corporais: notas para a investigação empírica do fracasso em aulas de educação física índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

RAMOS, Anne Carolina. O corpo-bagulho: ser velho na perspectiva das crianças. Educ. Real. [online]. 2009, vol.34, n.02, pp.239-260. ISSN 0100-3143.

As crianças muito têm a dizer sobre a cultura societal na qual estão inseridas. Por meio de seus saberes, elas nos permitem conhecer não apenas seus hábitos, cotidianos e brincadeiras, mas, também, um amplo conjunto de conhecimentos sobre a sociedade em que vivem. Nesta pesquisa, um grupo de dezesseis meninos e meninas da periferia de Porto Alegre é chamado a colocar em relevo seus conhecimentos sobre a velhice, trazendo à tona, por meio de discussões realizadas em encontros de grupo focal, como o velho é concebido e representado na contemporaneidade. Os saberes das crianças fazem referência a um amplo currículo cultural que produz e legitima enunciados discursivos sobre o corpo que envelhece. Enunciados que, ao relacionarem o corpo-velho a determinados atributos, acabam por controlar seus modos de ser, de fazer e de viver.

Palabras clave : Infância; Velhice; Corpo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )