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Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143
Resumen
RAMOS, Daniela Karine. Ciberética: a ética no espaço virtual dos jogos eletrônicos. Educ. Real. [online]. 2012, vol.37, n.01, pp.319-336. ISSN 0100-3143.
O objetivo do trabalho é identificar as influências que os jogos eletrônicos têm sobre a construção da moral e da ética. Diante disso, buscamos captar a singularidade presente na relação que os jogadores estabelecem com o espaço virtual, utilizando como inspiração metodológica a cartografia. Na pesquisa, cinco jovens foram observados e relataram suas experiências com os jogos eletrônicos. A partir disso, identificamos que o jogador leva em conta aspectos éticos de forma diferenciada e propomos o conceito de ciberética, entendida como uma ética presente nos jogos eletrônicos que considera a capacidade do sujeito-jogador de avaliar as regras definidas e orientar o seu comportamento no mundo virtual.
Palabras clave : Jogos Eletrônicos; Desejo; Ética; Ciberética.