Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143
Resumen
ALMEIDA, Felipe Quintão y VAZ, Alexandre Fernandez. Richard Rorty e a filosofia da educação: uma análise da recepção marxista. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.01, pp.249-270. ISSN 0100-3143.
O artigo trata da recepção da obra de Richard Rorty no campo da Educação, com ênfase na interpretação realizada pela pedagogia marxista brasileira. Apresenta a descrição que essa tradição opera do neopragmatismo rortiano bem como a sugestão com vistas a evitar os ceticismos (epistemológico, ético e político) que ela afirma derivar da filosofia do autor norte-americano. Analisa se as críticas a ele dirigidas se sustentam quando cotejadas com outra leitura de sua obra, menos indisposta e cética. A redescrição realizada indica os limites e as insuficiências da descrição a que se opôs.
Palabras clave : Marxismo; Rorty; Fundamentos da Educação.