Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143
Resumen
MAIA, Angélica Araujo de Melo y PEREIRA, Maria Zuleide Costa. Cidadania, educação e cotidiano. Educ. Real. [online]. 2014, vol.39, n.02, pp.617-631. ISSN 0100-3143.
O presente trabalho situa- -se como um ensaio teórico que aborda o tema da cidadania como prática do cotidiano. Propõe algumas construções conceituais nesse campo e, ao mesmo tempo, procura estabelecer interlocuções com situações vinculadas a processos educacionais, especialmente àqueles que acontecem no dia a dia da escola. Busca-se efetuar conexões entre categorias relacionadas ao âmbito dos estudos do cotidiano e perspectivas temáticas de autores europeus que recentemente têm discutido a cidadania como prática cotidiana. Três categorias analíticas, agência, experiência e identidade, atuarão como referência na interligação entre as duas linhas de investigação apresentadas sobre o tema. Por último, ressaltar-se-á o que a aproximação de aspectos advindos das duas propostas em questão poderá trazer ao campo de estudos da cidadania e de suas interfaces com a educação.
Palabras clave : Cidadania; Educação; Estudos do Cotidiano.