Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143
Resumen
MOURA, Rosana Silva de. Finitude, frequentação do mundo e formação humana em Michel de Montaigne. Educ. Real. [online]. 2014, vol.39, n.04, pp.1169-1184. ISSN 0100-3143.
O artigo propõe pensar a formação humana a partir de alguns aspectos da filosofia de Michel de Montaigne que nos são dados no texto clássico Ensaios. Inicialmente apresenta-se um desenho da época renascentista, chão de sua perspectiva antropológica, marcada pela importância do homem no mundo. Tendo por base uma hermenêutica dos ensaios montaigneanos, interpreta-se a ideia de finitude e de frequentação postas pelo autor enquanto elementos fundantes de seu horizonte filosófico. A contribuição da filosofia da educação de Michel de Montaigne aponta, justamente, para o caráter aberto e inconclusivo (e, por isso, rico) da vida, da formação humana e da educação.
Palabras clave : Michel de Montaigne; Finitude; Frequentação do Mundo; Formação Humana; Filosofia da Educação.