SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2Questionando a Neutralidade das Estratégias de Aprendizagem: uso dos saberes prévios por professores e alunosEnsino para a Ação Democrática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143

Resumen

FANTIN, Monica. Novos Paradigmas da Didática e a Proposta Metodológica dos Episódios de Aprendizagem Situada, EAS. Educ. Real. [online]. 2015, vol.40, n.2, pp.443-464. ISSN 0100-3143.  https://doi.org/10.1590/2175-623646056.

O texto discute alguns desafios da didática na educação contemporânea relacionando-os a novos paradigmas e aos Episódios de Aprendizagem Situada, EAS, entendida como uma proposta metodológica para integrar os dispositivos móveis na didática. Fundamentado nas abordagens da neurodidática, do enativismo e da teoria da simplexidade, o texto apresenta aspectos da referida metodologia e dos processos de ensinar e aprender refletindo sobre a ideia de aprendizagem móvel e microaprendizagens. Tal perspectiva sugere um trabalho com conteúdos circunscritos e organizados em torno de atividades breves de produção, emolduradas por instruções prévias e reflexões posteriores que modificam o desenho da aula, do planejamento e da avaliação. Por fim, o artigo estabelece possíveis diálogos entre a metodologia EAS e outras abordagens da pesquisa didática e mídia-educativa.

Palabras clave : Episódios de Aprendizagem Situada; Ensino; Didática; Escola; Dispositivos Móveis.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )