SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número4Tempo de Escola ou Tempo de Aprender? lições de José Luiz índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

LEITE, Lúcia Helena Alvarez  y  CARVALHO, Paulo Felipe Lopes de. Educação (de Tempo) Integral e a Constituição de Territórios Educativos. Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.4, pp.1205-1226. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623660598.

O artigo discute a relação entre escola e território, a partir da abertura da escola em direção ao bairro e à cidade no âmbito do Programa Escola Integrada\PEI, experiência de ampliação de jornada escolar de Belo Horizonte/MG. A partir de uma pesquisa etnográfica que envolveu um grupo de adolescentes e educadores participantes do Programa, foi possível compreender que a constituição de territórios educativos relaciona-se fortemente ao vínculo de educadores e educandos com o bairro. Esses elementos, que conformam a tessitura do território educativo, têm possibilitado a emergência de ações coletivas, via escola, com a melhoria de espaços na comunidade e proporcionado um processo educativo mais próximo da vivência cotidiana dos educandos.

Palabras clave : Educação Integral; Território; Territórios Educativos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )