Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236
Resumen
GRAZZIOTIN, Luciane Sgarbi Santos y KLAUS, Viviane. Entre Tradição e Inovação: percursos da história da educação de uma instituição jesuíta (Unisinos - 1953-2016). Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.spe, pp.1485-1506. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-623668491.
Historicizar uma instituição educativa implica compreender, sobretudo, as circunstâncias históricas e as relações estabelecidas com a comunidade no processo de sua constituição. O presente artigo busca abordar aspectos relacionados às concepções de tradição e inovação como dois enfoques que se articulam aos preceitos de uma instituição Jesuíta, a qual se reinventa por meio do tripé ensino/pesquisa/extensão. Tal reinvenção é tematizada neste artigo a partir da historicidade da instituição e do Curso de Pedagogia, o que permite problematizar continuidades, descontinuidades e rupturas.
Palabras clave : História das Instituições Educativas; Tradição e Inovação; Ensino, Pesquisa e Extensão.