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Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236
Resumen
SALERNO, Guilene y LUCE, Maria Beatriz. Formulação e Gestão de uma Política: impasses democráticos no SEAP-RS. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.4, pp.1253-1275. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-623684863.
O artigo apresenta uma análise do processo de formulação do Sistema Estadual de Avaliação Participativa (SEAP-RS) na gestão 2011-2014 da Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul. Considera os movimentos institucionais, conceitos e pressupostos desta política de avaliação institucional. Revela dilemas e desafios da/na gestão, a partir de narrativas e documentos que ilustram a formação da agenda e as normas regulamentares. Dois impasses são salientados: o discurso sobre a gestão democrática em face do centralismo na formulação da política; e a exigência de respostas imediatas dos dirigentes públicos em face dos novos modos participativos de avaliação.
Palabras clave : Avaliação Institucional; Gestão Democrática; Formulação de Política.