Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236
Resumen
YONEZAWA, Fernando y CUEVAS, Márcia. Educação Antiniilista: corpo e arte produzindo sentido na escola. Educ. Real. [online]. 2018, vol.43, n.4, pp.1515-1535. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-623675528.
Neste texto objetivamos compartilhar a experiência de atuarmos como pesquisadores-interventores junto a uma escola municipal de Educação de Jovens e Adultos da cidade de Vitória (ES), onde estivemos realizando oficinas corporais-artísticas inspiradas nas obras de Lygia Clark e Hélio Oiticica. Utilizando-nos do método cartográfico de pesquisa em Psicologia Institucional, também baseados nos conceitos filosóficos de Deleuze, Guattari e Nietzsche, problematizamos o niilismo presente na educação e nos corpos dos estudantes, assim como buscamos afirmar a possibilidade de produzir sentido no processo educacional a partir destas intervenções corporais-artísticas.
Palabras clave : Educação; Arte; Corpo; Produção de Sentido.