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Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236
Resumen
RAHME, Mônica Maria Farid; FERREIRA, Carla Mercês da Rocha Jatobá y NEVES, Libéria Rodrigues. Sobre Educação, Política e Singularidade. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.1, e90185. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-623690185.
O artigo discute, em um primeiro momento, questões relativas à configuração da política de Educação Especial no Brasil a partir dos anos 2000, destacando elementos que marcaram o processo de institucionalização da inclusão dos alunos, público alvo da educação especial na escola comum, bem como seus desafios atuais. Tendo como referência essas problematizações, busca-se, em um segundo momento, contextualizar os trabalhos que compõem esta Seção Temática. Partindo de abordagens teórico-metodológicas distintas, esses textos conservam em comum uma preocupação ética com os desdobramentos da Educação Especial para a sociedade e com a efetivação do princípio constitucional da educação como um direito de todos.
Palabras clave : Educação Especial; Educação Inclusiva; Política Educacional; Psicanálise; Experiência Democrática.