Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236
Resumen
CORSARO, William y ROSIER, Katherine. Narrativas de Transição, Eventos Priming, Processos Reprodutivos nas Vidas das Famílias Negras que vivem na Pobreza. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.2, e88353. Epub 26-Jun-2019. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-623688353.
Este artigo relata uma etnografia de três anos com nove famílias negras que vivem na pobreza. Vendo a socialização como um processo de reprodução interpretativa, o artigo examina a linguagem e os estilos comunicativos em várias culturas locais nas quais as famílias estão inseridas. Esses estilos comunicativos são cruciais para compreender as atividades rotineiras em que pais e filhos enfrentam as exigentes estruturas e circunstâncias socioeconômicas de suas vidas diárias. Microanálises de entrevistas em profundidade e interação natural em casa, comunidade e escolas geram narrativas detalhadas das transições das crianças pequenas da família para a escola e para a comunidade em geral.
Palabras clave : Narrativas de Transição; Eventos Priming; Famílias Negras.