SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número2Entre Grietas y Puentes: infancias, marcas étnico-raciales y la formaciónQuestões Raciais para Crianças: resistência e denúncia do não dito índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

ALCANFOR, Lucilene Rezende  y  BASSO, Jorge Garcia. Infância, Identidade Étnica e Conhecimentos de Matriz Africana na Escola. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.2, e88363.  Epub 26-Jun-2019. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623688363.

Este artigo analisa a produção literária infantil e juvenil do escritor Reginaldo Prandi, que aborda a mitologia iorubá e a cultura iorubá-descendente no Brasil, com o propósito de apresentar suas possibilidades de uso como literatura e material didático na escola. Com base na seleção de seis obras do autor, procura-se situar esta produção no conjunto dos seus escritos, com vistas a examinar as representações de infância e criança expressas nessas narrativas. O ensaio articula temas como identidade étnica, diáspora africana, educação antirracista e decolonial, como contribuição à reflexão sobre a importância das culturas africanas e afrodescendentes na Educação Básica.

Palabras clave : Infância; Literatura Infantil e Juvenil; Educação Decolonial.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )