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Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236
Resumen
MARTINS, Noilma Alves y PACIFICO, Soraya Maria Romano. Criatividade, Autoria e Argumentação na Escola: subjetividade em discurso. Educ. Real. [online]. 2020, vol.45, n.1, e91070. Epub 30-Ene-2020. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-623691070.
O objetivo da pesquisa foi investigar os sentidos que alunos do 5º ano de uma escola pública de Ribeirão Preto - SP, dão à linguagem escrita - à produção textual que possibilita a polissemia, criatividade e autoria. Foram realizadas rodas de conversa com os alunos para conhecimento de suas relações com a produção textual escrita e com a escola. A Análise de Discurso pecheuxtiana norteou a análise por meio de conceitos como subjetividade, discurso, ideologia, memória discursiva e autoria. Os resultados apontam que os discursos produzidos pelos alunos sobre a escrita, muitas vezes, apoiam-se nos discursos dominantes que circulam na sociedade; quando se apoiam em suas próprias subjetividades, aproximam-se mais da polissemia e da criatividade.
Palabras clave : Discurso; Escrita; Criatividade; Subjetividade.