SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número3Uma Estratégia Regulatória Local para a Educação Básica no Rio de JaneiroAnálise da Configuração Textual: uma aula de L. S. Vigotski índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

SANT`ANNA, Sita Mara Lopes. Dez Anos Depois: os sentidos das perguntas de professores da EJA. Educ. Real. [online]. 2020, vol.45, n.3, e96666.  Epub 09-Oct-2020. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623696666.

Este artigo apresenta recorte de análises sobre o que perguntam os professores da Educação de Jovens e Adultos - EJA, em diferentes regiões do Estado do Rio Grande do Sul, nos períodos entre 2002- 2004 e, dez anos depois, 2012-2014. Trata-se de pesquisa qualitativa, de tipo comparada, com perguntas coletadas em registro escrito e por adesão, pelos professores, objetivando verificar os efeitos de sentidos produzidos. Como resultados, especialmente a partir da Análise de Discurso por Pêcheux (1997, 1999,1987), destaca-se que parte dos sentidos produzidos se reatualizam, ao longo dos períodos, denunciando que as descontinuidades das políticas públicas de formação continuada de professores da EJA produzem efeitos de sentido de circularidade.

Palabras clave : Análise de Discurso; Educação de Jovens e Adultos; Perguntas de professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )