Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236
Resumen
SANT`ANNA, Sita Mara Lopes. Dez Anos Depois: os sentidos das perguntas de professores da EJA. Educ. Real. [online]. 2020, vol.45, n.3, e96666. Epub 09-Oct-2020. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-623696666.
Este artigo apresenta recorte de análises sobre o que perguntam os professores da Educação de Jovens e Adultos - EJA, em diferentes regiões do Estado do Rio Grande do Sul, nos períodos entre 2002- 2004 e, dez anos depois, 2012-2014. Trata-se de pesquisa qualitativa, de tipo comparada, com perguntas coletadas em registro escrito e por adesão, pelos professores, objetivando verificar os efeitos de sentidos produzidos. Como resultados, especialmente a partir da Análise de Discurso por Pêcheux (1997, 1999,1987), destaca-se que parte dos sentidos produzidos se reatualizam, ao longo dos períodos, denunciando que as descontinuidades das políticas públicas de formação continuada de professores da EJA produzem efeitos de sentido de circularidade.
Palabras clave : Análise de Discurso; Educação de Jovens e Adultos; Perguntas de professores.