Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236
Resumen
SHIMITE, Amabriane da Silva Oliveira y KOGA, Fabiana Oliveira. Análise da Configuração Textual: uma aula de L. S. Vigotski. Educ. Real. [online]. 2020, vol.45, n.3, e97992. Epub 09-Oct-2020. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-623697992.
Pela análise do texto/aula O pensamento do escolar objetivou-se refletir sobre a síntese dos conceitos que constituem a Teoria Histórico-Cultural, com destaque para o desenvolvimento da consciência humana. O método para tal ação foi a análise documental e o procedimento de interpretação empregado foi a análise da configuração textual. Foram analisados aspectos do contexto histórico e da tradução, bem como a síntese de conceitos apresentada por Vigotski para professores em formação. A tentativa de esclarecer, exemplificar, contextualizar e demonstrar aos professores a necessidade de refletir sobre os conceitos da Teoria Histórico-Cultural na prática pedagógica explorou o pensamento conceitual no processo de desenvolvimento da criança.
Palabras clave : Teoria Histórico-Cultural; Consciência; Generalização; Humanização.