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Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236
Resumen
BUENO, José Geraldo Silveira y SANTOS, Natália Gomes dos. As Relações de Classe, Raça e Gênero na Constituição da Deficiência Intelectual. Educ. Real. [online]. 2021, vol.46, n.3, e116975. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-6236116975.
O objetivo deste artigo é analisar a relação entre deficiência intelectual e classe, raça e gênero. Para tanto, utilizamos dados do censo demográfico brasileiro (IBGE, 2010), organizados em três categorias: a) pessoas sem deficiência; b) pessoas com outras deficiências; e c) pessoas com deficiência intelectual. O resultado mais expressivo apontou que existe uma estreita relação entre os níveis de renda e a proximidade que as curvas das três categorias apresentam. Quanto maior o nível de renda, mais próximas são as curvas, demonstrando o quão decisivo é o impacto da raça e do gênero nas condições de vida das pessoas com deficiência intelectual.
Palabras clave : Deficiência Intelectual; Classe Social; Raça; Gênero; Indicadores Sociais.