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Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236
Resumen
VAZ, Kamille. Professor Sem Ensino: projeto de escola e professor para educação especial (1996-2016). Educ. Real. [online]. 2021, vol.46, n.3, e116977. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-6236116977.
O objetivo deste artigo é contribuir com o debate do projeto de escola pública e de professor para a educação especial proposto nas políticas educacionais no início do século XXI no Brasil. Com base no materialismo histórico-dialético, analisamos documentos nacionais representativos da política de educação especial entre 1996 e 2016. Constatamos que o projeto de escola pública está ancorado no viés assistencialista, com ampliação da entrada do setor privado em sua gestão. A educação especial na atual perspectiva reforça a característica de serviço a ser prestado nas escolas regulares, e o professor, nesse contexto, é mais um recurso utilizado. Tais considerações corroboram com as determinações das Organizações Multilaterais para a educação.
Palabras clave : Special Education Teacher; School Social Function; Special Education Policy.