Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236
Resumen
MANDEL, Udi; LOPEZ-AMARO, Gerardo y TEAMEY, Kelly. Aliança de Ecoversidades: uma experiência de cinco anos em aprendizagem cosmopolítica. Educ. Real. [online]. 2021, vol.46, n.4, e118644. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-6236118644.
De que maneira o ensino superior pode ser reinventado de maneira a incluir múltiplos sistemas de conhecimento, por um mundo em que muitos mundos co-habitem? Esta é uma das perguntas no cerne da Aliança de Ecoversidades, uma aliança planetária de lugares e profissionais de aprendizagem que reinventam o ensino superior, muitos oriundos de movimentos sociais e ecológicos e de comunidades indígenas. Constituída por mais de 400 integrantes, representando mais de 260 organizações em torno de 47 países, a Aliança de Ecoversidades está engajada em experimentar, aprender e praticar modos de regeneração de ecologias, culturas e economias locais e enfrentar o ódio, a violência, a monocultura, o extrativismo, o superconsumo e a exploração. Este artigo irá se embasar na perspectiva de três de seus integrantes que foram participantes chave desde sua criação em 2015 – na condição de cofundadores e integrantes do comitê de direção, refletindo sobre sua aprendizagem na/com a Aliança. Este artigo enfoca a maneira como a Aliança vem tentando fazer aquilo que estamos denominando aqui de aprendizagem cosmopolítica: aprender como aprender em e entre culturas, epistemologias, ontologias; aprender a aprender a partir de, na e além da diversidade.
Palabras clave : Reinvenção do Ensino Superior; Ontologia Política; Cosmopolítica; Movimento do conhecimento.