Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236
Resumen
CORREIA, Carlus Augustus Jourand; SOARES, David Gonçalves y SOARES, Antonio Jorge Gonçalves. Estratégias e Visões Familiares na Escolarização de Jovens Atletas. Educ. Real. [online]. 2022, vol.47, e108135. Epub 25-Feb-2022. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-6236108135.
Estratégias e Visões Familiares na Escolarização de Jovens Atletas1. O artigo descreve as estratégias de escolarização utilizadas pelas famílias de jovens atletas do futebol e como estas se relacionam com a instituição escolar. Os resultados mostram que as famílias e os atletas secundarizam a escolarização em benefício do futebol. Para isso, buscam estratégias e instituições de ensino que flexibilizam as obrigações escolares. Suas ações partem de uma ideia de que a escolarização possui um tempo mais elástico do que a profissionalização no esporte. Tal concepção cria tensões e estigmas sobre os atletas e suas famílias na escola e evidenciam que, no plano institucional, tanto escola quanto clube estão pouco estruturados para as demandas de uma formação híbrida de estudantes-atletas.
Palabras clave : Família; Escola; Dupla Carreira; Futebol; Escolarização.