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Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236
Resumen
XAVIER, Cristiane Fernanda. Educadores em Territórios de Sociabilidade Política (Brasil, 1934-1935). Educ. Real. [online]. 2022, vol.47, e119387. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-6236119387vs01.
O artigo analisa o engajamento de educadores que se dispuseram a enfrentar problemas de instrução e cultura, para além dos limites institucionais da escola e dos aspectos pedagógicos e instrumentais da educação, se envolvendo nas lutas pela reconstrução nacional por meio do associativismo. A partir de impressos de época, a análise tomou como referência a atuação do Club de Cultura Moderna, agremiação de tendência antifascista. O exame das fontes, na sua correlação com as condições culturais, políticas e sociais do período, permitiu acompanhar o processo de formação da associação em interdependência com as sensibilidades e solidariedades operantes na constituição das formas de intervenção daquela associação no debate público.
Palabras clave : Associativismo; Club de Cultura Moderna; História da Educação.