Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236
Resumen
FARIA, André Longo de y PESSANHA, Márlon. Cultura Didática: olhar teórico para compreender a (não) inovação no ensino. Educ. Real. [online]. 2022, vol.47, e117420. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-6236117420vs01.
Diferentes estudos têm sinalizado a dificuldade dos professores em inovar suas práticas. Para melhor compreender esta dificuldade, propõe-se a noção de cultura didática. Tendo em vista os conceitos de cultura, cultura escolar, cultura de área e cultura científica e transposição didática, o conceito de cultura didática é apresentado como uma forma de compreender os mecanismos sociais que atuam no microcosmo da sala de aula, funcionando como o meio fluido que tanto possibilita como refreia as inovações de caráter prático. Apresenta-se, ao final, um exemplo do uso do conceito para pesquisa em campo e perspectivas futuras de elaboração teórica.
Palabras clave : Inovação; Cultura; Cultura Didática; Cultura Escolar; Práticas Docentes.