Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236
Resumen
BATISTA, Jéssica Bispo; PASQUALINI, Juliana Campregher y MAGALHAES, Giselle Modé. Estudo sobre Emoções e Sentimentos na Educação Infantil. Educ. Real. [online]. 2022, vol.47, e116927. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-6236116927vs01.
Este estudo investigou o papel do processo pedagógico sobre o desenvolvimento das emoções e sentimentos na idade pré-escolar, a partir da análise da atividade escolar da criança. A pesquisa envolveu observações em sala de aula e uma entrevista com a professora regente, a fim de analisar em que medida as atividades pedagógicas mobilizavam os aspectos emocionais das crianças e contribuíam para seu desenvolvimento afetivo-emocional. Os resultados demonstraram que ser reconhecido no coletivo pela professora é emocionalmente mais significativo que a natureza e o sucesso da execução da tarefa. Conclui-se que compreender a dinâmica das emoções na vida escolar concreta das crianças em idade pré-escolar é imprescindível para o planejamento pedagógico que vise a emancipação dos sujeitos.
Palabras clave : Educação Infantil; Teoria Histórico-Cultural; Emoções.