Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236
Resumen
PEDERIVA, Alice Martins; MATTA, Amanda Aliende da y LOVATO, Antonio Sagrado. Contribuições de Vigotski para Pensar uma Educação Intercultural. Educ. Real. [online]. 2022, vol.47, e116915. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-6236116915vs01.
Este artigo tem como objetivo analisar as possíveis contribuições de Vigotski e da teoria histórico-cultural para uma educação intercultural. Para tal, discorre em um primeiro momento sobre interculturalidade, trazendo aportes da psicologia cultural e do modelo de multiculturalismo crítico. Em seguida, apresenta conceitos da teoria histórico-cultural que contribuem para pensar a organização de uma educação intercultural. Por fim, analisa experiências concretas de contextos educativos a fim de exemplificar como os conceitos discutidos podem ser trabalhados na prática. Assim, busca compreender vivências de interculturalidade à luz da teoria histórico-cultural, a partir da proposta de método de Vigotski.
Palabras clave : Interculturalidade; Vigotski; Teoria Histórico-Cultural; Psicologia Cultural; Multiculturalismo Crítico.