Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236
Resumen
LEDUR, Diandra Batirola; KIEFER, Juliana Gabriele y MARIANI, Rita de Cássia Pistóia. Educação do Campo no Encontro Nacional de Educação Matemática (2013-2019). Educ. Real. [online]. 2023, vol.48, e122447. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-6236122447vs01.
Este artigo objetiva mapear publicações que tomam como objeto a Educação do Campo nos anais de três edições do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM). Por meio de uma pesquisa bibliográfica qualitativa que considera procedimentos da análise de conteúdo, constata-se: aumento do número de produções sobre a Educação do Campo apesar da redução no total de publicações ao longo das três edições; predominância de experiências que revelam processos de ensino e aprendizagem (34,69%), seguida de formação de professores (28,57%), aspectos teóricos (24,49%) e conhecimentos matemáticos de camponeses (12,25%); enfoque em conteúdos/conceitos da matemática escolar apenas em 2019, considerando o cotidiano, principalmente, em situações financeiras.
Palabras clave : Mapeamento; Análise de Conteúdo; Situações Financeiras.