SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48Educação em Tempo Integral no Ensino Médio: a experiência de Minas GeraisA Educação de Pessoas Trans*: relatos de exclusão, abjeção e luta índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação e Realidade

versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236

Resumen

JACOB, Luis; FLAUZINO, Karina de Lima  y  CACHIONI, Meire. O Educador na Universidade Sénior em Portugal. Educ. Real. [online]. 2023, vol.48, e123514. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-6236123514vs01.

Os educadores são considerados os elementos-chave no desenvolvimento de propostas educativas das Universidades Sénior em Portugal. Considerando a abordagem teórica da gerontologia educacional, a pesquisa exploratória e qualitativa identificou as principais características recomendadas para os educadores, segundo a perspectiva dos seniores, educadores e técnicos (pesquisadores e especialistas) no campo da educação de idosos. As mensagens de 265 participantes foram submetidas à análise de conteúdo e os resultados apresentaram que aspectos técnicos e, principalmente, afetivos são considerados importantes e aconselháveis para os que ensinam a seniores. Sugere-se a adoção de um modelo técnico-afetivo na condução do ensino-aprendizagem para seniores.

Palabras clave : Universidade Sênior; Educadores; Idosos; Ensino-Aprendizagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )