Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236
Resumen
XAVIER, Thais Pimentel de Oliveira y VIANNA, Cláudia. A Educação de Pessoas Trans*: relatos de exclusão, abjeção e luta. Educ. Real. [online]. 2023, vol.48, e124022. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-6236124022vs01.
Este artigo apresenta resultados de investigação sobre os processos de exclusão, abjeção e luta de pessoas trans* na tentativa de garantir seus direitos à educação. A pesquisa qualitativa foi realizada a partir de cinco entrevistas e as análises foram organizadas em três eixos: a exclusão com a interrupção dos estudos; a retomada na vida adulta e as novas perspectivas de vida com a conquista do acesso e da permanência na escola. Os resultados revelam processos excludentes de estudantes que desafiam as normas de gênero quanto ao direito à educação ou, até mesmo, à vida com situações de abjeção. No entanto, também mostram formas de repensar as relações de gênero na luta pelo acesso e pela permanência em uma escola menos excludente.
Palabras clave : Direito à Educação; Gênero; Pessoas Trans*.