Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação e Realidade
versión impresa ISSN 0100-3143versión On-line ISSN 2175-6236
Resumen
ROSSI, Fernanda y EHRENBERG, Mônica Caldas. Corpo, Yoga e Formação Continuada de Professoras: experiências e sensibilizações. Educ. Real. [online]. 2023, vol.48, e120442. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-6236120442vs01.
Analisa-se a potencialidade das experiências com o yoga na formação continuada para as ressignificações da corporalidade de professoras da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Participaram da pesquisa qualitativa 45 professoras de Educação Física, Pedagogia, Arte e Educação Especial, de uma cidade do interior paulista, com dados gerados por meio de grupo focal e questionário. Evidenciou-se que as experiências corporais, como o fio condutor do processo formativo, contribuem para a diluição das fronteiras entre o vivido e o ensinado, entre o cognitivo e o sensível, potencializando às professoras a expansão da compreensão de si e da relação com o outro, de modo a reverberar na formação pessoal e profissional docente.
Palabras clave : Formação Continuada de Professores e Professoras; Educação Básica; Corpo; Yoga.